top of page

Impressão 3D na ciência.

Atualizado: 27 de abr. de 2023

Uma colaboração de impressão 3D entre matemática e química


A Ultimaker, uma empresa líder em tecnologia de impressão 3D, anunciou uma colaboração entre matemática e química para a produção de materiais de impressão 3D personalizados. Essa, é liderada por uma equipe de pesquisadores do Centro de Matemática e Computação Científica da Universidade de São Paulo (CEMEC-USP) e do Laboratório de Química Orgânica Sintética e Biossíntese da Universidade Estadual de Campinas (LASB-UNICAMP).


A equipe usou a impressora 3D Ultimaker S5 para imprimir com precisão estruturas moleculares complexas, incluindo moléculas orgânicas e polímeros. Usando a modelagem matemática, eles conseguiram visualizar a geometria das moléculas e, em seguida, imprimi-las em 3D.


Esta parceria permitiu que os pesquisadores produzissem materiais personalizados que são difíceis de produzir usando métodos de síntese convencionais. A impressão 3D também permitiu que fosse possível reproduzir materiais em escala nanométrica.

A capacidade de imprimir materiais personalizados e complexos em 3D tem implicações significativas para a química e outras disciplinas científicas. Isso permitirá que os pesquisadores criem novos materiais com propriedades específicas, como rigidez, elasticidade e condutividade elétrica.


Matemática e química trabalhando juntas demonstram o potencial da impressão 3D para avançar na pesquisa científica e na criação de novos materiais personalizados. A Ultimaker está comprometida em apoiar essas iniciativas de colaboração e ajudar a expandir os limites da impressão 3D em uma ampla gama de disciplinas.


A impressora Ultimaker S5, utilizada na pesquisa está disponível aqui na Auma 3D. Sendo possível a impressão com todos os polímeros presentes no mercado nacional, impressão multimaterial (com suporte solúvel por exemplo) e também a impressão no aço inox. Venha nos fazer uma visita, tomar um café e entender mais sobre as possibilidades e aplicações da impressão 3D.




17 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page